Unesp cria três novos cursos em ciências exatas | AGÊNCIA FAPESP

Faculdade de Ciências de Bauru oferecerá graduação em meteorologia e química ambiental e Instituto de Física Teórica abrirá bacharelado em ciências exatas (Unesp)

Unesp cria três novos cursos em ciências exatas

23 de março de 2012

Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou três novos cursos em ciências exatas. A decisão foi deliberada em 15 de março, em sessão extraordinária do conselho universitário da instituição.

A Faculdade de Ciências (FC), no campus de Bauru, oferecerá graduação em Meteorologia e em Química Ambiental e o Instituto de Física Teórica (IFT), no campus de São Paulo, que só possuía cursos de pós-graduação, abrirá um bacharelado em Ciências Exatas.

O curso de Meteorologia foi viabilizado por meio da incorporação do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), também localizado no campus de Bauru, pela FC. De acordo com a Unesp, a medida possibilitará que atividades já desenvolvidas no IPMet sejam aplicadas de forma interdisciplinar no novo curso.

A FC também ganhará o bacharelado em Química Ambiental. A licenciatura em Química, já existente, será mantida.

Já no IFT o bacharelado em Ciências Exatas terá duração de três anos. Ao fim desse período, os alunos receberão um diploma de nível superior e terão duas opções para continuar seus estudos em nível de graduação: a formação em física fundamental ou em física de sistemas complexos, que exigirão, cada uma, mais um período de estudos.

A previsão de início das aulas dos cursos de Meteorologia e Química Ambiental é 2013, e do bacharelado em Ciências Exatas no IFT em 2014.

A aprovação da criação de cursos envolvendo o IFT e o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) havia sido definida em agosto 2010.

Segundo a Unesp, as definições sobre o número de vagas dos novos cursos, o projeto pedagógico, o nome definitivo dessas graduações e seus custos detalhados, entre outras questões, serão tomadas posteriormente, após análises em diversas instâncias acadêmicas e administrativas da universidade.

Mais informações: www.unesp.br/noticia.php?artigo=8161.
 

Assuntos mais procurados