UFSCar estreia radionovela científica | AGÊNCIA FAPESP

Produção do LAbI estreia nesta quarta (16/3) com temas e personagens de diversas áreas da ciência e para público de todas as idades (Wikimedia)

UFSCar estreia radionovela científica

16 de março de 2011

Por Mônica Pileggi

Agência FAPESP – Estreia nesta quarta-feira (16/3), às 8h, a radionovela Verdades Inventadas, com transmissão pela Rádio UFSCar, emissora vinculada à Universidade Federal de São Carlos.

A produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), iniciativa da universidade que conta com o apoio da FAPESP e do CNPq, é dividida em 37 episódios de 10 minutos cada.

A radionovela narra de forma lúdica as descobertas científicas de Laura, uma adolescente fictícia de 15 anos. “A ideia não foi criar uma ficção científica e sim histórias baseadas em reflexões sobre o dia a dia da protagonista”, disse o coordenador do projeto, professor Adilson Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, à Agência FAPESP.

O roteiro é baseado na temática do tempo, no qual as atividades cotidianas de Laura a levam a aventuras imaginárias nas quais interage com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.

Por meio dessas experiências – e sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo – Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas.

Embora a protagonista seja uma personagem do primeiro ano do ensino médio, Oliveira destaca que a nova rádio-dramaturgia é destinada a todas as idades.

Verdades Inventadas não foi produzida pensando no público infanto-juvenil, ela não tem essa linguagem. Esperamos atingir o público geral, pois o objetivo principal é a divulgação científica”, disse.

Segundo Oliveira, o projeto radiofônico surgiu a partir das ideias discutidas no LAbI e contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar.

Aos adeptos das redes sociais, Oliveira destaca também que as reflexões e encontros de Laura com os grandes notáveis da ciência serão postadas no blog da personagem (www.viagensdalaura.wordpress.com), com vídeos, imagens e textos relacionados aos temas abordados, assim como chamadas no twitter @Lauracientista.

A radionovela recebeu também apoio da primeira edição do Prêmio Roquette-Pinto – Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, concedido em 2010 pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).

Verdades Inventadas vai ao ar pela Rádio UFSCar de segunda à sexta-feira às 8h e é reapresentada às 12h30. Nas noites de terça-feira aqueles que não conseguem acompanhar a novela diariamente têm uma alternativa semanal, pelo programa de ciência Paideia, apresentado na mesma rádio às 18h.

A Rádio UFSCar é transmitida pela frequência 95,3 FM para a cidade de São Carlos e municípios da região. O programa também pode ser ouvido pela internet em www.radio.ufscar.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados