UFSCar abre curso de divulgação da ciência e tecnologia | AGÊNCIA FAPESP

Iniciativa é resultado de parceria do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (imagem: Geralt / Pixabay)

UFSCar abre curso de divulgação da ciência e tecnologia

20 de julho de 2018

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe até 24 de agosto inscrições para a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica.

O curso de especialização é uma parceria do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O objetivo do curso é contribuir para a formação de profissionais que atuem planejando, realizando e avaliando projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.

Um bloco de disciplinas, “Ciência para Poetas”, terá aulas sobre conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, Química, Ciências Biológicas, Filosofia e Estatística.

Outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio e plataformas interativas), bem como pela reflexão sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Segundo os organizadores, a ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática.

Os alunos terão um semestre para a elaboração de monografias e projetos de conclusão de curso, sob orientação de professores. As disciplinas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã, no campus São Carlos da UFSCar (rod. Washington Luís, s/n, São Carlos, SP).

As 21 mensalidades do curso custam R$ 500 cada uma. As inscrições podem ser feitas pelo site do LABi. São 37 as vagas oferecidas, e o processo seletivo levará em consideração currículo e carta de interesse.

Mais informações: https://bit.ly/2uqOAv5.
 

Assuntos mais procurados