Tudo o que você sempre quis saber sobre planetas em torno de outras estrelas | AGÊNCIA FAPESP

Tudo o que você sempre quis saber sobre planetas em torno de outras estrelas

04 de abril de 2017

Agência FAPESP – “Tudo o que você sempre quis saber sobre planetas em torno de outras estrelas” será o tema do Papos de Física do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) no dia 4 de abril de 2017, das 19h30 às 21h.

O seminário será ministrado pela professora Adriana Valio, coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foram identificados mais de 3,5 mil planetas conhecidos em torno de outros sóis desde 1995. Existem vários métodos diretos e indiretos de detecção, mas o mais profícuo é o método de trânsitos planetários, ou eclipse, quando o planeta passa na frente da estrela e diminui em menos de 1% o seu brilho. Este é o método utilizado pelo satélite Kepler da NASA, responsável pela descoberta de quase 2,3 mil exoplanetas.

“Dentre os mundos recém-descobertos, vários são muito diferentes dos planetas conhecidos do Sistema Solar. Existem gigantes gasosos como Júpiter orbitando muito próximos da sua estrela, a alguns poucos centésimos da distância Terra-Sol, o que faz com que sua temperatura seja altíssima. Também foram detectados planetas do tipo Super-Terra, para os quais não há similares entre os nossos planetas. Até alguns planetas como a Terra já foram descobertos orbitando na zona habitável da estrela. Resta saber se algum deles pode abrigar vida”, disse Valio.

A palestra será no Laundry Deluxe, rua da Consolação, 2.937, Cerqueira César, São Paulo.

Evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR, a série Papos de Física é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de Física. Com conteúdo acessível ao público, os seminários proporcionam debates sobre tópicos de física com quem faz física.

Sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o ICTP-SAIFR foi criado a partir de uma colaboração da Unesp com o International Center for Theoretical Physics in Trieste (ICTP) e tem financiamento da FAPESP.

Mais informações: http://ictp-saifr.org/papos
 

  Republicar
 

Republicar

É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Agência FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Agência FAPESP). O uso do botão HTML permite o atendimento a essas normas. Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital.


Assuntos mais procurados