Treinamento Técnico em física espacial na Univap com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Treinamento Técnico em física espacial na Univap com bolsa da FAPESP Projeto desenvolverá ferramenta computacional com dados de ionossondas digitais, radares que mapeiam as camadas da ionosfera. Os interessados devem se inscrever até 22 de março (imagem: WikiImages/Pixabay)

Treinamento Técnico em física espacial na Univap com bolsa da FAPESP

15 de março de 2019

Agência FAPESP – O projeto "Estudo de múltiplas estratificações e propagação de ondas de gravidade na camada-F em baixas latitudes e região equatorial", conduzido no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), dispõe de uma oportunidade de treinamento técnico nível dois (TT-2) com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 22 de março de 2019.

A proposta do projeto é desenvolver ferramenta computacional usando dados de ionossondas digitais, que são radares que mapeiam as camadas da ionosfera (entre 60 e 1.000 quilômetros acima do solo). Serão obtidos parâmetros para o estudo de propagação de ondas de gravidade/travelling ionospheric disturbance (TIDs) na ionosfera.

Uma das atividades do bolsista será desenvolver um módulo que realize o estudo de tendências de um determinado sinal. O estudo poderá ajudar a identificar alguma assinatura na variação da altura virtual de frequências fixas de dados de ionossondas durante a ocorrência de múltiplas estratificações da camada F2 ionosférica.

Os candidatos poderão se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, o professor Alexandre Tardelli (tardelli@univap.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2677.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Assuntos mais procurados