SP Pesquisa apresenta programa sobre a ciência por trás do riso | AGÊNCIA FAPESP

SP Pesquisa apresenta programa sobre a ciência por trás do riso Estudos das ciências naturais e humanas realizados em São Paulo explicam os mecanismos biológicos e culturais relacionados ao humor (imagem: reprodução SP Pesquisa)

SP Pesquisa apresenta programa sobre a ciência por trás do riso

19 de março de 2015

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa que a TV Cultura exibirá no próximo sábado (21/03) tratará da ciência por trás de um comportamento que muitos pesquisadores consideram ser exclusivo da espécie humana: o riso.

Trata-se do terceiro episódio do programa, resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Foram produzidos 26 episódios, que apresentam os bastidores da produção científica paulista em diversas áreas do conhecimento.

O SP Pesquisa conversou com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) envolvidos em estudos sobre os mecanismos biológicos e culturais relacionados ao humor e ao riso.

Entre as pesquisas apresentadas estão algumas relacionadas aos estudos naturalísticos do comportamento animal, com foco na socioecologia de primatas neotropicais, na psicologia evolucionista e na cognição espacial dos animais.

Na USP, pesquisadores observam um parente próximo do ser humano, o macaco-prego, para entender os fatores que atuam na determinação de seu comportamento – como expressões faciais de relaxamento, apontadas como precursores do riso em humanos.

São apresentadas pesquisas na área da etologia, que estuda o comportamento das espécies animais para entender sua evolução, o relacionamento entre indivíduos de uma mesma espécie e entre espécies diferentes e a aplicação desses estudos no avanço de pesquisas sobre o comportamento humano.

O programa vai além na controvérsia e entrevista pesquisadores que consideram que o riso não é exclusividade do ser humano, propondo uma relação mais direta entre o comportamento no homem e em outros primatas.

O episódio trata ainda da história do humor, apresentando pesquisas que tratam das diferentes versões que culturas distintas dão ao que produz o riso.

Na TV Cultura, o programa SP Pesquisa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos, às 19h, e às 21h30 nas quintas-feiras.

Os canais que transmitem a TV Cultura nos municípios paulistas são informados em www2.tvcultura.com.br/fpa/institucional/informacoestecnicas.aspx. Os programas já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube, em https://www.youtube.com/playlist?list=PLxI8Can9yAHejLuVxqSHSbXwSBqEk1Bzq.

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Assuntos mais procurados