Sistema de computação de alto desempenho é instalado na Unicamp com apoio da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Sistema de computação de alto desempenho é instalado na Unicamp com apoio da FAPESP Grupo de pesquisa do Instituto de Física “Gleb Wataghin” adquiriu o novo sistema, chamado de Cluster Bohr, por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (foto: divulgação)

Sistema de computação de alto desempenho é instalado na Unicamp com apoio da FAPESP

19 de setembro de 2019

Agência FAPESP* – Um grupo de pesquisa do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) adquiriu da Versatus/Dell um novo sistema de computação de alto desempenho (HPC), que recebeu o nome de Cluster Bohr.

Apoiado pela FAPESP por meio do Projeto Temático “Modelagem computacional da matéria condensada”, o grupo é formado pelos professores Alex Antonelli, Edison Zacarias da Silva e Maurice de Koning, do IFGW-Unicamp, e Miguel Angel San Miguel Barrera , do Instituto de Química da Unicamp.

O Cluster Bohr é um sistema computacional de alto desempenho com 920 núcleos computacionais, memória RAM de 4,32 Terabytes (TB) e 132 TB de armazenamento. O sistema conta com interconexão de última geração Infiniband EDR, que permite eficiência em processamento paralelo em uma arquitetura Intel Skylake.

O sistema computacional permitirá um avanço na pesquisa científica do grupo e também auxiliará outros pesquisadores que necessitam ter acesso ao HPC, uma vez que foi adquirido por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados