1 Série "Ciência Explica" leva conceitos científicos às crianças | AGÊNCIA FAPESP

Série "Ciência Explica" leva conceitos científicos às crianças | AGÊNCIA FAPESP

Série Desenvolvidos pela UFSCar em parceria com CEPID da FAPESP, episódios são exibidos na página da revista Galileu no Facebook

Série "Ciência Explica" leva conceitos científicos às crianças

17 de fevereiro de 2017

Agência FAPESP – O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a série de videocasts “Ciência Explica”, que tem o objetivo de abordar conceitos científicos junto às crianças.

O projeto “Ciência Explica”, uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, também é exibido na página da revista Galileu no Facebook.

Com 11 episódios já veiculados, cada um com cerca de um minuto, a série “Ciência Explica” parte de perguntas como “Por que soltamos fumaça pela boca quando está frio?”, “Como surge o bolor no pão?” e “Porque choramos quando cortamos cebola?”. As respostas são apresentadas na forma de animações com desenhos feitos à mão, em geral sugerindo que as crianças busquem mais informações junto aos seus professores.

“A ideia é aproveitar a curiosidade própria das crianças para, aos poucos, ir apresentando novos conceitos e conhecimentos. O projeto, como todas as iniciativas do LAbI, parte da compreensão de que escola e divulgação científica são – e devem sempre ser – espaços complementares de acesso à Ciência”, disse Tárcio Minto Fabrício, coordenador de Conteúdo do Laboratório, idealizador e diretor geral da série à Assessoria de Comunicação do CDMF.

Os roteiros, direção de arte e desenhos são de Anne Lodi (estudante do curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar e bolsista do LAbI), com participação também de Rafael Simões (captação, edição, finalização, sonoplastia e direção executiva) e de Mario Gonçalves Neto (direção executiva), ambos coordenadores de audiovisual do Laboratório.

A série pode ser acessada no endereço www.youtube.com/playlist?list=PLmuPJ4UjwzdTXgTvDuXVkLxJo9RTl-Q1J.

Outras iniciativas de divulgação do conhecimento científico e tecnológico em vídeos realizadas pelo LAbI podem ser conferidas em www.labi.ufscar.br.

Assuntos mais procurados