Projeto em Astronomia oferece bolsa FAPESP de jornalismo científico | AGÊNCIA FAPESP

Projeto em Astronomia oferece bolsa FAPESP de jornalismo científico Selecionado integrará escritório do grupo brasileiro ligado ao projeto do Telescópio Gigante Magalhães, sediado no IAG-USP. Oportunidade é para candidatos com curso superior (imagem: GMTO)

Projeto em Astronomia oferece bolsa FAPESP de jornalismo científico

08 de maio de 2019

Agência FAPESP – O projeto de Auxílio à Pesquisa "Explorando o universo: da formação de galáxias aos planetas tipo-terra, com o Telescópio Gigante Magalhães" oferece uma bolsa FAPESP de Jornalismo Científico de nível 2 (JC-2). O prazo de inscrição se encerra no dia 20 de maio de 2019.

O bolsista atuará no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), no grupo brasileiro do projeto Telescópio Gigante Magalhães (GMT).

O GMT, previsto para entrar em operação em 2024, está sendo construído no deserto do Atacama, no Chile. O projeto é resultado de uma parceria entre a FAPESP e diversas instituições internacionais de Astrofísica.

Entre as tarefas que o bolsista terá de executar estão a de traduzir roteiros científicos para vídeos em linguagem jornalística. Os roteiros jornalísticos serão usados para fazer storyboards e as animações serão executadas pela TV Univap, da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. O jornalista deverá interagir com a equipe de produção para esclarecimentos do conteúdo. O bolsista também deverá preparar matérias de divulgação do projeto GMT para mídias sociais e site.

O candidato deve ter diploma de curso superior, estar cursando ou ter concluído um curso de introdução ao jornalismo científico, saber redigir textos jornalísticos, possuir alguma familiaridade com temas de astronomia e física e disponibilidade de discussões presenciais na sede do IAG-USP pelo menos uma vez por semana. Não pode ter vínculo empregatício e o regime de trabalho será de 40 horas por semana.

As inscrições podem ser feitas até 20 de maio de 2019, com o professor Augusto Damineli augusto.damineli@iag.usp.br.

O valor mensal da bolsa é de R$ 2.043,00. O candidato selecionado pode iniciar suas atividades após o dia 1º de agosto de 2019 e a bolsa pode ser estendida por até 12 meses.

Mais informações sobre a Bolsa de Jornalismo Científico da FAPESP: www.fapesp.br/47.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2844.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados