1 Programa INCT tem chamada de propostas aberta | AGÊNCIA FAPESP

Programa INCT tem chamada de propostas aberta | AGÊNCIA FAPESP

Prazo de submissão vai até 15 de setembro. Pesquisadores que queiram solicitar cofinanciamento da FAPESP devem ficar atentos a requisitos extras (INCT)

Programa INCT tem chamada de propostas aberta

24 de julho de 2014

Agência FAPESP – Uma nova chamada para propostas de pesquisa a serem realizadas no âmbito do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) foi lançada em 6 de junho pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a FAPESP e demais fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs).

Além das normas do edital da chamada, propostas que requeiram cofinanciamento da FAPESP precisam cumprir os critérios extras disponíveis em www.fapesp.br/8754.

Em relação à elegibilidade, o pesquisador responsável pelo projeto deve preencher os requisitos para submissão de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (www.fapesp.br/tematico), inclusive sobre disponibilidade de tempo para a dedicação considerada adequada às atividades de liderança em projetos de pesquisa de grande porte.

Pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de CEPIDs vigentes ou pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de Projetos Temáticos vigentes, cujo saldo seja igual ou maior do que R$ 1 milhão em 7 de julho de 2014, devem necessariamente consultar a FAPESP para o agendamento de entrevista antes de assumirem responsabilidade de liderança de propostas INCT.

Outras informações adicionais, disponíveis em www.fapesp.br/8754, tratam sobre orçamento, aplicação de recursos e seleção de projetos a serem cofinanciados pela FAPESP.

A submissão de projetos pode ser feita até o dia 15 de setembro, exclusivamente via formulário de propostas disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br).

Em caso de dúvidas, principalmente relacionadas às especificidades da chamada relativas à FAPESP, pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo podem escrever para chamada_inct_2014@fapesp.br.

A chamada INCT

Recursos federais e estaduais no valor total de até R$ 641,7 milhões serão destinados ao apoio à pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas, na fronteira do conhecimento e que busquem soluções para grandes problemas nacionais.

Os temas que poderão ser preferencialmente apoiados são: Tecnologias ambientais e mitigação de mudanças climáticas; Biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade; Agricultura; Saúde e fármacos; Espaço, defesa e segurança nacional; Desenvolvimento urbano; Segurança pública; Fontes alternativas de energias renováveis, biocombustíveis e bioenergia; Nanotecnologia; Pesquisa Nuclear; Tecnologia da informação e comunicação; Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

As propostas aprovadas serão divulgadas no Diário Oficial da União e no site do CNPq a partir de 6 de março de 2015 e deverão ser executadas em 6 anos.
 

Assuntos mais procurados