Pós-graduandos do Centrinho darão cursos gratuitos para instituições públicas | AGÊNCIA FAPESP

Pós-graduandos do Centrinho darão cursos gratuitos para instituições públicas Iniciativa surgiu do projeto Ensinar para Aprender dos alunos de pós-graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (foto: Adauto Nascimento/Banco de Imagens do HRAC)

Pós-graduandos do Centrinho darão cursos gratuitos para instituições públicas

17 de agosto de 2017

Agência FAPESP – Instituições públicas ou privadas terão a oportunidade de receber gratuitamente palestras, cursos, oficinas, entre outros eventos científicos, ministrados pelos alunos de pós-graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa é fruto do projeto Ensinar para Aprender. “A ideia é levar nossos associados para fora das salas de aulas e laboratórios do hospital para que possam experimentar atividades da carreira docente. Além disso, a comunidade interessada poderá ter acesso ao conhecimento gerado em nosso Programa de Pós-Graduação e às pesquisas em andamento”, explica Maria Natália Leite de Medeiros, doutoranda do HRAC e presidente da Associação dos Alunos de Pós-Graduação (APG).

As aulas são voltadas, principalmente, para as instituições públicas e privadas de ensino superior do município de Bauru e região. No entanto, o projeto foi enviado também a algumas escolas de ensino médio e à Secretaria de Educação de Bauru.

Por ter caráter interdisciplinar, os alunos de mestrado e doutorado do HRAC são profissionais que atuam em diversas áreas, como biologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, odontologia, psicologia, entre outras, e realizam pesquisas na área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas.

A diretoria da APG receberá sugestões de temas e mediará o processo de recebimento dos convites e propostas das instituições interessadas. A APG também fará a seleção dos alunos ministrantes, conforme os temas solicitados e a disponibilidade dos alunos. Os pós-graduandos irão ministrar temas relacionados ao trabalho que têm desenvolvido no HRAC. Dessa maneira, o conteúdo será de responsabilidade dos ministrantes.

As instituições interessadas em receber esses eventos devem apenas enviar e-mail para diretoria.apg.hrac.usp@gmail.com, com as propostas de temas, datas e local, bem como formato de evento de interesse. As aulas podem ocorrer durante todo o ano.

A APG é um órgão representativo dos alunos de pós-graduação do HRAC, criada em junho de 2009. Seu principal objetivo é contribuir para a formação didático-acadêmica de seus associados, além de disseminar conhecimento científico à comunidade em geral.

Mais informações: http://jornal.usp.br/universidade/extensao/alunos-levarao-conhecimento-do-centrinho-para-alem-das-salas-de-aula/.
 

Assuntos mais procurados