Pós-doutorado em sustentabilidade e uso da terra | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em sustentabilidade e uso da terra Projeto conduzido no âmbito do consórcio Belmont Forum estuda conflitos em áreas de mineração artesanal na Amazônia brasileira; bolsista vai atuar na Unicamp e na USP (foto: Hans Braxmeier / Pixabay)

Pós-doutorado em sustentabilidade e uso da terra

19 de fevereiro de 2020

Agência FAPESP – Uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado está disponível para o projeto “Transformações para a sustentabilidade na mineração de ouro artesanal e em pequena escala: uma perspectiva multiator e transregional”, coordenado pela professora Lúcia da Costa Ferreira no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições estão abertas até 2 de março de 2020.

O projeto é apoiado no âmbito do consórcio internacional Belmont Forum, que reúne as principais agências financiadoras de pesquisas sobre mudanças ambientais no mundo – entre elas a FAPESP. A pesquisa é focada nos usos da terra e nos conflitos em áreas de mineração artesanal e em pequena escala de ouro (ASGM) na Amazônia brasileira.

O bolsista vai atuar no Nepam, sob a supervisão de Ferreira, e também no Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração/USP), com a supervisão do professor Giorgio Francesco Cesare de Tomi.

Entre os requisitos para a vaga estão: título de doutor em ciências ambientais, geociências, geografia ou áreas correlatas; experiência com metodologias de pesquisa participativa e com uso de métodos visuais em comunidades mineiras; experiência de trabalho na região amazônica ou em áreas de florestas tropicais; experiência no uso de sistemas de informação geográfica como ArcGIS, Q-GIS e Spring; conhecimento em sensoriamento remoto, como o ENVI, e em georreferenciamento de dados, incluindo geocodificação e GPS.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3448.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados