Pós-Doutorado em Química Orgânica com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Projeto Temático seleciona bolsista para pesquisa com Isolamento de metabólitos bioativos polares na USP em São Carlos (foto: FAPESP)

Pós-Doutorado em Química Orgânica com Bolsa da FAPESP

15 de maio de 2015

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Componentes da biodiversidade, e seus caracteres metabólicos, de ilhas do Brasil – uma abordagem integrada”, apoiado pela FAPESP no âmbito do programa BIOTA-FAPESP, dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

O Temático é coordenado pelo professor Roberto Berlinck. O bolsista selecionado atuará no projeto de pesquisa “Isolamento de Metabólitos Bioativos Polares”.

O candidato deve ter experiência em química de produtos naturais, particularmente na separação, purificação e identificação de metabólitos inéditos e/ou microrganismos e no isolamento de metabólitos solúveis em água ou extremamente polares, com amplo conhecimento em eliminação de sais e na seleção de estratégias apropriadas para separação e purificação.

É necessário conhecimento no emprego de diferentes fases estacionárias de cromatografia de permeação em gel, adsorção polimérica, cromatografia de troca iônica e de fase reversa por HPLC.

O bolsista deverá desenvolver projetos de isolamento de metabólitos bioativos a partir de invertebrados marinhos e microrganismos. Assim, são necessários conhecimentos de microbiologia, incluindo a purificação de linhagens microbianas, a seleção de condições adequadas de crescimento microbiano, armazenamento e preservação de linhagens microbianas em condições adequadas para a realização de múltiplos experimentos de crescimento, bem como conhecimento de técnicas tradicionais de manipulação microbiológica.

Para a inscrição, os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos: curriculum vitae sumarizado (máximo de quatro páginas), duas cartas de recomendação, e um plano de trabalho, de uma página, de proposta a ser desenvolvida pelo candidato, objetivando a descoberta de produtos naturais bioativos. Essa proposta deve ser apresentada considerando a utilização e/ou aplicação de pelo menos um dos seguintes grupos de ensaios biológicos: anti-parasíticos (Leishmania sp. e Trypanosoma sp.), anti-fúngico (patógenos humanos), anti-bacteriano (resistente a antibióticos), anti-cancer ou anti-inflamatório.

A inscrição e documentação deverá ser encaminhada para o professor Roberto Berlinck (rgsberlinck1010@hushmail.com).

A data-limite para inscrição é 30 de junho de 2015. A oportunidade de bolsa, com a relação dos documentos necessários para inscrição, está publicada em http://fapesp.br/oportunidades/819.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados