Pós-Doutorado em Óptica e Átomos Frios na USP São Carlos | AGÊNCIA FAPESP

Vaga com bolsa da FAPESP está disponível no Instituto de Física; inscrições vão até 01/03 (imagem: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Óptica e Átomos Frios na USP São Carlos

25 de fevereiro de 2016

Agência FAPESP – O Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) recebe inscrições, até 1º de março, para uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático Desenvolvimento de sensores quânticos com átomos ultrafrios, coordenado pelo professor Philippe Wilhelm Courteille.

O projeto de Pós-Doutorado terá duração de até quatro anos e envolverá a construção de um sensor que servirá ao mesmo tempo como padrão de frequência óptica e como gravímetro atômico, usando átomos frios dentro de uma cavidade óptica. As partículas fazem oscilações de Bloch e a luz que elas emitem nesse processo será recolhida para medir a frequência de oscilação e, assim, a gravidade.

O candidato selecionado participará da construção do sensor, desenvolvendo a armadilha necessária ao esfriamento dos átomos, o armazenamento desses na cavidade óptica e a rede para observar as oscilações de Bloch.

Interessados devem enviar um e-mail com suas motivações e currículo para philippe.courteille@ifsc.usp.br e bachelard.romain@gmail.com.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1009.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados