Pós-doutorado em microeletrônica com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Bolsista pela Poli-USP terá oportunidade de desenvolver instrumentação científica para experimento no LHC. Inscrições vão até dia 29 de outubro (foto: ALICE/CERN)

Pós-doutorado em microeletrônica com Bolsa da FAPESP

18 de outubro de 2017

Agência FAPESP – O Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Microeletrônica com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição acaba no dia 29 de outubro de 2017.

A bolsa está vinculada ao projeto “Desenvolvimento de Instrumentação Científica para o Experimento ALICE do LHC-CERN”, apoiado pela FAPESP.

De acordo com os pesquisadores do projeto, o objetivo das atividades é pesquisar como o ASIC (circuito integrado de aplicação específica) proposto para ser utilizado em uma câmara do experimento ALICE pode ser adaptado para outras aplicações, de forma que a tecnologia e os circuitos desenvolvidos possam ser absorvidos pela indústria brasileira e outros centros de pesquisa.

A adaptação do ASIC envolverá a utilização dos blocos funcionais IPs projetados, tais como Charge Sensitive Amplifier, Semi-Gaussian Shaper e Analog-to-Digital Converter (ADC).

O candidato deve ter doutorado recente em Microeletrônica em um tópico relacionado ao design analógico ou sinais mistos, com pelo menos uma publicação em uma revista indexada de alta qualidade de microeletrônica. Exigem-se experiências com: simulações de AMS (analógicas e de sinais mistos); design analógico/RF, layout e ferramentas; projeto e testes de circuitos de sinais mistos; e layout analógico de dispositivos CMOS.

Além disso, a vaga precisa de candidato com excelentes habilidades de programação em Verilog-A, Matlab e bons conhecimentos da língua inglesa. Desejável conhecimento em algoritmos de otimização e sua aplicação no projeto de circuitos microeletrônicos.

A bolsa terá duração de 24 meses e interessados devem enviar e-mail para o professor coordenador do projeto Wilhelmus Van Noije, no endereço noije@lsi.usp.br. Solicita-se anexar curriculum vitae que atenda o perfil requerido, a relação de publicações científicas e técnicas e duas cartas de recomendação.

A oportunidade está publicada em http://fapesp.br/oportunidades/1760.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados