Pós-doutorado em metabolismo de lípides com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Projeto na FMUSP investiga mecanismos que concorrem para o desenvolvimento de doença cardiovascular no diabetes mellitus. Inscrições até 30 de novembro (foto: Alden Chadwick / Wikimedia)

Pós-doutorado em metabolismo de lípides com Bolsa da FAPESP

23 de novembro de 2017

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Desvendando mecanismos envolvidos no controle glicêmico e nas complicações crônicas do diabetes mellitus: contribuições à saúde humana” dispõe de uma vaga de pós-doutorado na Faculdade de Medicina da USP, com Bolsa da FAPESP. As inscrições serão recebidas até 30 de novembro de 2017.

A bolsa está vinculada ao desenvolvimento do projeto “Produtos de glicação avançada, estresse de retículo endoplasmático e modulação do transporte reverso de colesterol em artérias humanas com diferentes graus de aterosclerose”, que tem como objetivo desvendar mecanismos que concorrem para o desenvolvimento de doença cardiovascular no diabetes mellitus, com especial atenção no papel dos produtos de glicação avançada e a expressão/conteúdo de proteínas envolvidas na homeostase de lípides em lesões ateroscleróticas humanas em diferentes estágios de evolução.

Os interessados devem ter experiência prévia em metabolismo de lipoproteínas e serem qualificados para desenvolver pesquisas com foco nas complicações macrovasculares do diabetes mellitus, com ênfase em produtos de glicação avançada, estresse de retículo endoplasmático, metabolismo das HDL e remoção de lípides celulares.

Além disso, os candidatos devem ser qualificados e capazes de desenvolver pesquisas que envolvam técnicas de biologia molecular, imuno-histoquímica em artérias humanas, quantificação de produtos de glicação avançada, extração de RNA e DNA, PCR quantitativo e conhecimento de ferramentas de análise de dados. Quanto à formação, exige-se para a vaga candidatos com doutorado ou PhD em Ciência da Saúde, com foco em Fisiologia e Metabolismo.

Os candidatos devem enviar currículo atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência, e duas cartas de referência para a professora Marisa Passarelli (m.passarelli@fm.usp.br), coordenadora do projeto.

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1806.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados