Pós-doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP Projeto Temático “Equilíbrio e processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos” na Poli-USP tem prazo de inscrição até dia 31 de dezembro (Marcos Santos/USP Imagens)

Pós-doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP

18 de dezembro de 2017

Agência FAPESP – O Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP está com uma vaga disponível em pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, para o Projeto Temático “Equilíbrio e processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos”. As inscrições devem ser feitas até 31 de dezembro de 2017.

Sob coordenação do professor Antonio José de Almeida Meirelles, o projeto tem como objetivo estudar processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos derivados de fontes de biomassa ricas em óleos e carboidratos.

Como parte de suas atividades, o bolsista irá estudar a adição de ésteres de ácidos graxos a compostos representativos de combustível de aviação. Para isso, o bolsista deverá realizar a determinação experimental do equilíbrio sólido-líquido em misturas de ésteres etílicos e compostos representativos do combustível de aviação e a modelagem termodinâmica dos dados obtidos, por meio de diferentes modelos de não idealidade da fase líquida e da correta descrição da fase sólida (incluindo transições sólido-sólido, entre outras).

Os interessados pela oportunidade deverão enviar curriculum vitae em inglês, cópia em formato pdf do título de doutor e pelo menos duas cartas de recomendação de outros pesquisadores para o e-mail pedropessoa@usp.br, do professor Pedro de Alcântara Pessôa Filho, supervisor do projeto.

Mais informações sobre a vaga disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1874.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados