Pós-doutorado em engenharia de sistemas em processos com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em engenharia de sistemas em processos com bolsa da FAPESP Projeto desenvolvido na UFSCar busca ferramentas e modelos para os principais estágios do processo de produção de biodiesel e de bioetanol (foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP)

Pós-doutorado em engenharia de sistemas em processos com bolsa da FAPESP

10 de setembro de 2019

Agência FAPESP – Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo projeto “Da fábrica celular à biorrefinaria integrada biodiesel-bioetanol: uma abordagem sistêmica aplicada a problemas complexos em micro e macroescalas”, vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O prazo de inscrição se encerra em 15 de setembro de 2019.

O pós-doutorando vai atuar no Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no subprojeto “Implementação de ferramentas avançadas para solução de problemas de grande dimensão: Análise Tecno-Econômica-Ambiental Reversa (ATEAR) de produtos de alto valor agregado integrados ao processo biodiesel-bioetanol (1G-2G)”, com supervisão dos professores Roberto de Campos Giordano e Felipe Fernando Furlan.

As atividades incluem: implementação de meta-modelos para os principais estágios do processo de produção de biodiesel-bioetanol; desenvolvimento e atualização dos modelos no Environment for Modeling, Simulation and Optimization (EMSO) das operações unitárias usadas nos subprocessos para produtos de alto valor agregado; integração dos subprocessos na biorrefinaria biodiesel-bioetanol no EMSO; e análise tecno-econômica e ambiental dos processos usando a metodologia da ATEAR.

O programa de pesquisa requer experiência em simulação e otimização de processos químicos/bioquímicos, programação, análise tecno-econômica e análise de ciclo de vida. Familiaridade com o EMSO (confirmada por publicações usando o software) é desejável.

Os interessados devem enviar currículo em formato PDF para o e-mail pd.pse.fapesp@gmail.com, com o título “PD - Biorefinery 01-2019”.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3093.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados