Pós-doutorado em Educação com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Duas vagas são oferecidas em projeto na Unifesp sobre a história da formação de professores e ensino de matemática (imagem: Geralt / Pixabay)

Pós-doutorado em Educação com Bolsa da FAPESP

08 de janeiro de 2019

Agência FAPESP – Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático “A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, conduzido no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As inscrições deverão ser feitas até 15 de janeiro de 2019.

O projeto é coordenado pelo professor Wagner Rodrigues Valente. Uma das vagas é para o desenvolvimento do subprojeto “Os arquivos da professora Alda Lodi: as apropriações estadunidenses para a constituição de uma nova matemática no ensino e na formação de professores”. Segundo Valente, Lodi (1898-2002) foi personagem importante no magistério mineiro e na circulação de modelos pedagógicos entre os Estados Unidos e o Brasil.

A outra vaga está vinculada ao subprojeto “Os arquivos de Edward L. Thorndike na Columbia University: a construção de uma nova aritmética a ensinar e para ensinar”. O foco da pesquisa são os arquivos do professor Thorndike no intento de compreender o caminho realizado pelo autor para estabelecer padrões.

As inscrições devem ser feitas por e-mail (ghemat.contato@gmail.com), incluindo curriculum vitae, súmula curricular, uma carta de apresentação, duas cartas de recomendação de docentes da área e plano inicial de atividades a serem desenvolvidas para a realização do projeto.

Os candidatos serão avaliados por análise do currículo, da carta de apresentação, entrevista e arguição do plano inicial de trabalho. Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2472 e www.fapesp.br/oportunidades/2473.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados