Pós-doutorado em ecologia isotópica com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em ecologia isotópica com bolsa da FAPESP Bolsista vai integrar equipe do Cena-USP que estuda os efeitos da conversão da floresta amazônica em pastagens em termos de produção e concentração de metano no solo (área degradada no município de Colniza, noroeste de Mato Grosso - foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Pós-doutorado em ecologia isotópica com bolsa da FAPESP

02 de outubro de 2019

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Dimensões US-BIOTA - São Paulo: pesquisa colaborativa: integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo de áreas de alteração do uso da terra em florestas tropicais” oferece uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição vai até 4 de outubro de 2019.

O estudo é conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, no âmbito do programa BIOTA-FAPESP. A coordenação é da professora Tsai Siu Mui.

O objetivo é avaliar os aspectos funcionais das emissões e do consumo de metano na conversão da floresta para pastagens em solos da Amazônia (Pará e Rondônia). Uma das metas é medir as taxas de produção ou concentração desse gás nos solos e verificar como essa taxa varia com a disponibilidade do substrato de acordo com as condições ambientais ou do tempo, para determinar a sensibilidade da produção de metano às mudanças do uso do solo.

O bolsista estará envolvido em todas as etapas de produção e consumo de metano ao longo do tempo. Será necessária a participação em expedições.

O candidato deve apresentar familiaridade com as medições de trocas gasosas e também experiência em medições sensíveis, rápidas, altamente específicas e contínuas de monitoramento de vários gases isotópicos, incluindo experiência em análise de covariância.

Para se candidatar, os interessados devem enviar e-mail para a professora Tsai Siu Mui (tsai@cena.usp.br). Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3185.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados