Pós-doutorado em ciências sociais com bolsas da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em ciências sociais com bolsas da FAPESP São três vagas para atuar em projeto do Centro de Estudos da Metrópole dedicado ao estudo das dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar (imagem: CEM)

Pós-doutorado em ciências sociais com bolsas da FAPESP

10 de abril de 2019

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão ( CEPIDs) da FAPESP, oferece três vagas de pós-doutorado. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de abril de 2019.

Coordenado pela professora Marta Arretche, o projeto tem uma agenda de pesquisa voltada basicamente ao estudo de dimensões relacionadas ao acesso dos cidadãos ao bem-estar. Dessa forma, as pesquisas desenvolvidas estão voltadas aos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades sociais ligadas à ação do Estado, à inserção nos mercados de trabalho e às dinâmicas da sociabilidade e associativas.

Os bolsistas deverão conduzir pesquisa teórica e/ou empírica, além de outras atividades regulares, como apresentação de seminários, elaboração de artigos científicos e disseminação dos resultados da pesquisa.

É recomendável que os candidatos possuam doutorado em ciências sociais ou áreas afins, obtido nos últimos sete anos. É também necessário que tenham publicações acadêmicas nos últimos cinco anos.

Será aceita apenas uma proposta de trabalho por candidato, que deve indicar um tema de pesquisa dentre quatro eixos: 1) O papel da regulação subnacional na mediação da implementação de políticas nacionais; 2) O papel da política educacional na redução da desigualdade; 3) Desigualdade e Comportamento Político; e 4) Quem governa o quê?

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem enviar currículo Lattes completo, MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar), lista de publicações, proposta de pesquisa e cópia de duas publicações de destaque por e-mail (centrodametropole@usp.br), com o assunto “CEM-Bolsa PD”.

Os candidatos serão selecionados em duas etapas. A primeira, consistirá na avaliação do currículo, das publicações, do perfil e da trajetória do candidato, assim como da qualidade científica da proposta e de sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda etapa consistirá na arguição (presencial ou por videoconferência) junto ao comitê de seleção.

A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do CEM. Os selecionados também serão contatados individualmente, via e-mail, até 28 de maio. As entrevistas serão realizadas pessoalmente ou via Skype em 3 de junho.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2744.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados