Pós-doutorado em Cardiologia com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Projeto na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP investiga alterações da variação da frequência cardíaca em indivíduos cronicamente infectados por Trypanosoma cruzi (imagem: CDC)

Pós-doutorado em Cardiologia com bolsa da FAPESP

31 de agosto de 2018

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “Investigações sobre etiopatogenia, fisiopatologia e terapêutica em humanos e em modelo experimental com a cardiomiopatia da doença de Chagas”, conduzido no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. O prazo de inscrição termina no dia 1º de setembro de 2018.

O estudo tem como objetivo principal identificar alterações da variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos cronicamente infectados pelo Trypanosoma cruzi, relacionando com as formas indeterminada e cardíaca da doença de Chagas que melhor se correlacionem com o prognóstico da doença.

Para isso, serão utilizados diversos índices de variabilidade da frequência cardíaca, provenientes de diferentes famílias de métodos, entre eles: estatísticos (no domínio do tempo), análise espectral (domínio da frequência), medidas de complexidade fisiológica, análise de autossimilaridade (fractalidade) de séries temporais, estudo de dinâmica simbólica e quantificação de dinâmicas caóticas.

O candidato deve ter título de doutor em ciências. São exigidos para a vaga conhecimento sobre os procedimentos necessários para o registro e processamento do eletrocardiograma em seres humanos; experiência com análise da variabilidade da frequência cardíaca, em especial com avaliação da complexidade cardiovascular; experiência com uso de métodos estatísticos de correlação e classificação de dados, em especial com algoritmos de aprendizado de máquina, tais como redes neurais artificiais, árvores de decisão, classificação baseada em instância, entre outros; e habilidades de programação computacional (Java, C/C++, Matlab ou outra linguagem computacional equivalente).

A inscrição pode ser feita enviando e-mail para o professor coordenador do projeto, José Antonio Marim-Neto (marin_neto@yahoo.com). Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2266.

A vaga de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados