Pós-doutorado em arqueobotânica com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado em arqueobotânica com bolsa da FAPESP Projeto conduzido no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP visa determinar as relações entre a ascensão e a queda de sociedades estratificadas, estratégias de produção de alimentos e condições ambientais no sudoeste da Amazônia antiga (imagem: Cristina Demartini, Silvio Luiz Cordeiro e Wagner Souza e Silva / extraída do documentário 'Antiga Amazônia Presente' - MAE-USP)

Pós-doutorado em arqueobotânica com bolsa da FAPESP

03 de dezembro de 2019

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Povos indígenas e o meio ambiente na Amazônia antiga”, conduzido no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP), dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 6 de dezembro de 2019.

O estudo tem o objetivo de determinar as relações entre a ascensão e a queda de sociedades estratificadas, estratégias de produção de alimentos e condições ambientais no sudoeste da Amazônia antiga, integrando arqueologia, arqueobotânica, paleoecologia, geomorfologia e paleoclimatologia.

A pesquisa envolverá: coleta de amostras de solo e artefatos no campo; análises de fitólitos e grãos de amido desses materiais; ampliação da coleção de referência arqueobotânica do MAE-USP com espécies locais na área de estudo; integração com os outros pós-doutorandos e pesquisadores para integrar efetivamente os dados no projeto geral; publicação de resultados nas principais revistas e apresentação em conferências.

Os candidatos devem ter formação prévia em arqueobotânica e doutorado em Arqueologia obtido a partir de 2012. Os interessados devem enviar uma carta de interesse de até duas páginas e currículo com até três páginas para Jennifer Watling (jwatling@usp.br) e para o professor Eduardo Neves (edgneves@usp.br), coordenador do projeto.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3300.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados