Novos mundos | AGÊNCIA FAPESP

Novos mundos

06 de setembro de 2005

Agência FAPESP - O Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de colocar na internet uma nova versão de sua Biblioteca de Química Supramolecular.

Com 70 novas referências bibliográficas, a iniciativa, coordenada pelo professor Oswaldo Luiz Alves, busca reunir todas as informações sobre os trabalhos mais essenciais do campo da química supramolecular. Agora são mais de 120 obras listadas. São títulos publicados desde 1983 e que incluem até mesmo o lançamento de um livro referência para a área, previsto para 2007.

Para muitos pesquisadores, a química supramolecular deve ser encarada a partir de uma visão bastante abrangente. O mais correto seria classificar o campo como multidisciplinar, ou seja, uma ponte entre a química, a biologia e a física.

O campo está relacionado com entidades químicas de complexidade mais elevada que as próprias moléculas. Na biblioteca do LQES sobre o assunto são dadas todas as informações dos trabalhos selecionados, como ano, título e autor. No caso dos livros, pode se saber quantas páginas foram dedicadas para cada um dos temas.

No portal do LQES, existem várias outras bibliotecas, cada uma com referências de dezenas de obras. Estão disponíveis a Biblioteca do Estado Sólido, de Química de Materiais, de Caracterização de Materiais, de Vidros e Cerâmica, de Nanotecnologia, de Eletrônica Molecular e de Sistemas Microeletrônicos.

Mais informações: http://lqes.iqm.unicamp.br