Novo presidente do CNPq toma posse | AGÊNCIA FAPESP

Novo presidente do CNPq toma posse

28 de janeiro de 2010

Agência FAPESP – O físico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho tomou posse como presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (27/1) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, no edifício sede do CNPq, em Brasília.

Aragão substitui o médico Marco Antônio Zago, que presidiu o CNPq por dois anos e meio, e agora irá compor a nova direção da Universidade de São Paulo (USP), onde será pró-reitor de pesquisa.

Em seu discurso de posse, Aragão afirmou que dará continuidade à gestão de Zago e implantará novas ações para promover o crescimento do CNPq e sua atuação como agência fomentadora da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Apontou também o incentivo à produtividade em pesquisa como um dos principais focos para o órgão federal.

O novo presidente do CNPq é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem mestrado pela mesma instituição, fez doutorado na Universidade de Princeton (Estados Unidos) e pós-doutorado no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), todos em física das partículas elementares e campos.

Aragão tem experiência na área de física, com ênfase em física das partículas elementares e campos, atuando principalmente em temas relacionados às teorias quânticas de campos e suas aplicações, teorias quânticas de campos a temperatura finita, métodos semiclássicos em geral.

É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciência de Países em Desenvolvimento (Twas).

Mais informações: www.cnpq.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados