Nomes para a presidência da FAPESP são definidos | AGÊNCIA FAPESP

Conselho Superior elege lista tríplice. Governador de São Paulo escolherá o novo presidente

Nomes para a presidência da FAPESP são definidos

17 de agosto de 2015

Agência FAPESP – Realizou-se no dia 12 de agosto de 2015 a reunião do Conselho Superior da FAPESP que definiu a lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado para a escolha do seu novo presidente, em função do fim do segundo mandato de conselheiro, em 7 de setembro, do seu atual presidente, Celso Lafer, que tem ocupado o cargo desde 2007.

A lista é composta pelos nomes dos professores José Goldemberg, José de Souza Martins e Eduardo Moacyr Krieger.

Goldemberg, que encabeça a lista, é doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, presidente da Companhia Energética de São Paulo, reitor da USP e secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi também secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente e ministro da Educação do Governo Federal. Foi professor na USP, na Universidade de Paris (França) e na Princeton University (Estados Unidos).

Souza Martins é professor emérito e professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, instituição na qual obteve o bacharelado, a licenciatura, o mestrado, o doutorado e a livre docência. Na University of Cambridge (Reino Unido), foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Latino-Americanos, professor titular da Cátedra Simón Bolivar e fellow de Trinity Hall. Também lecionou na University of Florida (Estados Unidos) e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal).

Krieger, atual vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, é diretor executivo da Comissão de Relações Internacionais CRInt–InCor/Faculdade de Medicina da USP. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e de professor honoris causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências e diretor da Unidade de Hipertensão do InCor.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados