Minicursos de física são oferecidos para estudantes do ensino médio | AGÊNCIA FAPESP

Minicursos de física são oferecidos para estudantes do ensino médio Aulas gratuitas sobre temas como mecânica quântica, relatividade e física das mudanças climáticas serão ministradas por professores do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (imagem: divulgação)

Minicursos de física são oferecidos para estudantes do ensino médio

14 de fevereiro de 2020

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove, em 2020, a quinta edição do programa Aventuras em Física Teórica. Ao longo do ano, estudantes de ensino médio serão recebidos para aulas especiais sobre física teórica, ministradas pelos professores do centro de pesquisa.

Na atual edição, os minicursos abordarão introdução à mecânica quântica, relatividade, física das mudanças climáticas, cosmologia, física de partículas, termodinâmica e teoria ondulatória.

São oferecidos oito módulos, de março a novembro de 2020. Além de aulas teóricas, cada módulo conta com exercícios e situações-problema. Questões são apresentadas aos alunos, que devem propor soluções a partir dos conceitos abordados no curso.

Também são propostas atividades experimentais e módulos complementares, incluindo noções básicas de geometria analítica e cálculo, além de aulas de acompanhamento.

A aula inaugural do programa, no dia 7 de março, será ministrada pelo professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) Pedro Vieira.

Para participar, os estudantes passam por uma seleção. É possível se inscrever para um ou mais módulos, indicando aqueles de maior interesse. As inscrições devem ser feitas pelo site do ICTP-SAIFR.

Todas as atividades são gratuitas e ocorrem sempre aos sábados no IFT-Unesp, na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sede no IFT.

Mais informações em: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados