Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios | AGÊNCIA FAPESP

Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios

29 de junho de 2016

Agência FAPESP – O último evento da série “Metodológicas” do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) no primeiro semestre de 2016 terá Bianca Freire-Medeiros, professora do Departamento de Sociologia da USP, no seminário “Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios”.

O evento ocorrerá no dia 29 de junho no auditório do CEM/Cebrap, das 10 às 12 horas, sendo aberto a todos e sem necessidade de inscrição prévia – o CEM é um CEPID da FAPESP.

Segundo o CEM, o seminário “pretende refletir sobre os desafios, as potencialidades e as armadilhas dos trabalhos sociológicos que se ocupam da dimensão propriamente empírica da globalização, buscando oferecer um panorama de seus desenhos de pesquisa, assim como de seus métodos de coleta e de interpretação de dados”.

Freire-Medeiros é coordenadora do UrbanData – Brasil, banco de dados sobre o Brasil urbano. Possui graduação em Ciências Sociais pela UERJ, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo Iuperj. Seu doutorado foi em História e Teoria da Arte e da Arquitetura (Universidade de Binghamton, Estados Unidos).

Como docente e pesquisadora tem procurado consolidar o chamado “paradigma das novas mobilidades” a partir, sobretudo, do diálogo com o grupo de pesquisadores que gravitam em torno do Center for Mobilities Research da Lancaster University, onde realizou estágio de pós-doutoramento.

O local do evento é rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: Facebook - Centro de Estudos da Metrópole ou (11) 5574-0399, ramal 128. 

 

Assuntos mais procurados