1 Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá | AGÊNCIA FAPESP

Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá | AGÊNCIA FAPESP

Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá Produtos do BIOTA-Araçá resultam de demandas da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região

Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá

08 de junho de 2017

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Preocupados com as condições ambientais e as ameaças à Baía do Araçá, no litoral Norte do Estado de São Paulo, pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP lançam nesta quinta-feira (8/6), Dia dos Oceanos, o documentário Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá e o livro Desvendando os oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá.

Tanto o documentário quanto o livro atendem à demanda da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região. Da integração entre pesquisadores e comunidade foi criado o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, no qual estão detalhados as principais ameaças e 12 problemas que precisam ser tratados.

O grupo de pesquisadores integra o Projeto Temático “Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para uma Gestão Integrada”, desenvolvido no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).

A Baía do Araçá abriga mais de 1.400 espécies identificadas e estudadas por mais de 180 pesquisadores de diversas instituições. O conhecimento acumulado pelos cientistas tem ajudado a preservar o ecossistema, constantemente exposto à ação humana, seja pela ameaça da expansão portuária, falta de saneamento e a disposição de lixo nas praias.

“Desde 2014, são feitas reuniões para a elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Baía do Araçá. Durante essas oficinas surgiu a demanda de se fazer um documentário sobre a questão do modo de vida caiçara na Baía do Araçá, mostrando a importância da biodiversidade do local e as ameaças enfrentadas nos últimos anos”, disse Fernanda Terra Stori, pesquisadora do Instituto Oceanográfico da USP e produtora executiva do documentário.

O documentário, de 25 minutos, teve pré-estreia no dia 2 de junho para a comunidade de São Sebastião. A intenção é que ele seja inscrito em mostras e festivais de cinema ambiental. Será também exibido em cursos de cinema ambiental para jovens e em debates em escolas e universidades.

Já o livro surgiu da necessidade de apresentar de forma mais acessível a importância dos bens e serviços ecossistêmicos, as características ambientais e o funcionamento de processos ecológicos de áreas costeiras e marinhas, tendo a Baía do Araçá como exemplo. Com ilustrações e infográficos, o livro terá versão eletrônica e em papel, para distribuição nas escolas da região e demais interessados.

“Havia uma demanda por um material que pudesse ser levado às escolas do Araçá e também despertasse o interesse dos estudantes e professores para a baía. É um material de apoio que pode ser inserido no currículo e ser trabalhado em várias fases do processo de ensino regular, com adequação para cada série”, disse Luciana Yokoyama Xavier, uma das autoras do livro.

O lançamento dos dois produtos do BIOTA-Araçá será realizado durante o XI Seminário de Manejo Integrado, que ocorrerá no Instituto Oceanográfico das 14 às 19h.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Costa Brasilis e com o apoio do Programa de Formação em Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMar), da Gerência Costeira do Ministério do Meio Ambiente, da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço do Ministério de Relações Exteriores e do Instituto Linha d'Água.

O livro pode ser lido em: www.io.usp.br/index.php/arquivos/send/14-61-publicacoes/4212-desvendando-os-oceanos-um-olhar-sobre-a-baia-do-araca.

Veja o trailer do documentário Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá: www.youtube.com/watch?v=7oBMUvVdq5c.  

Assuntos mais procurados