Livro apresenta soluções sustentáveis para a agricultura | AGÊNCIA FAPESP

Livro apresenta soluções sustentáveis para a agricultura Obra conta com a participação de especialistas de várias instituições do Brasil e do exterior e retrata tecnologias que podem ser aplicadas em atividades como combate a pragas e controle de qualidade da produção (foto: Pixabay)

Livro apresenta soluções sustentáveis para a agricultura

05 de novembro de 2019

Agência FAPESP – A agroquímica sustentável e as principais abordagens científicas e tecnológicas que podem ser aplicadas à agricultura atual são destacadas no livro Sustainable Agrochemistry – A Compendium of Technologies (Springer Nature, 2019).

A obra foi editada por Sílvio Vaz Júnior, pesquisador da unidade Agroenergia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, e conta com a participação de especialistas de várias instituições científicas do Brasil e do exterior.

Composto por 12 capítulos, o livro apresenta uma ampla relação de tecnologias para a agroquímica sustentável; por exemplo: semioquímicos para o manejo integrado de pragas, nanotecnologia para liberação lenta de agroquímicos ambientalmente amigáveis e princípios de química verde para a agricultura.

O livro teve a participação de pesquisadores que receberam apoio da FAPESP em seus projetos de pesquisa. Um deles foi Paulo Marcos Donate, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, com o projeto “Síntese e modificações estruturais de derivados de butirolactonas para a obtenção de novos compostos de interesse biológico”. A pesquisa auxiliou no aporte de resultados sobre a síntese “verde” de novas moléculas biologicamente ativas que possam ser aplicadas no combate a pragas agrícolas.

A publicação também apresenta resultados dos projetos “Avaliação do efeito do campo magnético do espectrômetro de RMN em reações químicas monitoradas in situ” e “Desenvolvimento de instrumentação e métodos de RMN no domínio do tempo para análise química, em campo”, ambos coordenados pelo pesquisador Luiz Alberto Colnago, da Embrapa Instrumentação, de São Carlos.

As pesquisas de Colnago subsidiaram a publicação com dados sobre o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias avançadas de análise química de produtos agrícolas, como a ressonância magnética nuclear portátil para o controle de qualidade de oleaginosas, como o grão de soja.

O livro pode ser comprado pelo site da Amazon ou diretamente pelo site da editora Springer Nature.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados