Livro analisa direitos indígenas na Constituição brasileira | AGÊNCIA FAPESP

Livro analisa direitos indígenas na Constituição brasileira Obra é fruto de um projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP que buscou examinar o desenvolvimento da pauta política e da historiografia recente dedicada ao tema (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Livro analisa direitos indígenas na Constituição brasileira

09 de janeiro de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou o livro Os Índios na Constituição (Ateliê Editorial, 2019), organizado pelas professoras Camila Loureiro Dias e Artionka Manuela Goes Capiberibe.

Os estudos que resultaram no livro foram apoiados pela FAPESP por meio do projeto “O capítulo ‘dos índios’: direitos, história e historiografia (1988-2018)”, coordenado por Dias.

O grupo identificou os caminhos históricos e historiográficos percorridos durante as três últimas décadas e o atual estado dos direitos, do movimento político e do campo dos estudos indígenas no Brasil. A pesquisa buscou problematizar a noção de direitos indígenas e examinar o desenvolvimento da pauta política e da historiografia recente dedicada a temáticas indígenas, tomando como base a Constituição de 1988.

Na obra, são reunidos depoimentos de pessoas que exerceram papéis importantes na definição dos direitos indígenas na Constituição e de alguns dos atuais protagonistas na luta pela sua manutenção.

O livro tem 160 páginas, custa R$ 30 e pode ser comprado pelo site da Editora Ateliê Editorial.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados