Jornais raros | AGÊNCIA FAPESP

Jornais raros

17 de junho de 2010

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) encontrou um acervo de documentos e jornais que foram publicados em São Carlos e outras cidades da região no século 19.

O material, que pertencia ao antigo Arquivo Histórico Contemporâneo (AHC), estava lacrado em armário no acervo da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, órgão criado em 1997 e que substituiu o AHC.

Segundo a UFSCar, o exemplar mais antigo é da Tribuna de São Carlos, de 1877. Na coleção, há destaque também para um periódico socialista muito raro, O Lutador, de 1892.

Destacam-se também os jornais A Cidade, Cidade de São Carlos, A Opinião, S. Carlos do Pinhal, Ordem e Progresso.

Entre os documentos, foram encontrados carta-patente concedendo posto da Guarda Nacional a um cidadão da região, com data de 1892, e dois diplomas universitários, o mais antigo de 1867.

Os interessados podem consultar o material recém-descoberto. O acesso é livre para qualquer um mediante agendamento prévio. A UEIM está localizada no andar térreo do edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas, na área sul do campus São Carlos.

Mais informações: www.ueim.ufscar.br, ueim@ufscar.br ou (16) 3351-8355 ou 3351-9609.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados