IPT investe em testes de próteses | AGÊNCIA FAPESP

Instituto de Pesquisas Tecnológicas investirá R$ 1,4 milhão para ampliar a capacitação de seu laboratório que realiza testes de implantes ortopédicos (foto: IPT)

IPT investe em testes de próteses

01 de fevereiro de 2010

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) anunciou o investimento de R$ 1,4 milhão para ampliar a capacitação de seu laboratório que realiza testes de implantes ortopédicos.

Os recursos serão destinados à readequação de infraestrutura laboratorial e envolvem a compra de novos equipamentos. Segundo o IPT, o objetivo é, a partir de dezembro, quando as obras deverão estar concluídas, contribuir para que os materiais de fabricação nacional e importados tenham mais confiabilidade, atendendo ao padrão de pelo menos 15 normas e métodos de ensaios da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Até o momento já foram adquiridos um espectrofotômetro de absorção atômica, para a análise química de materiais, um analisador de oxigênio e nitrogênio e uma máquina de ensaios mecânicos estáticos e dinâmicos.

O projeto – que abrange oito laboratórios de diversos institutos de tecnologia e universidades no país – está sendo desenvolvido em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O projeto está vinculado à Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos (Remato).

Mais informações: www.ipt.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados