Instituto da Unesp promove evento sobre o acelerador de partículas FAIR | AGÊNCIA FAPESP

Workshop on Mass Generation in QCD abordará os possíveis tópicos da física que serão explorados no equipamento em construção na Alemanha (imagem: modelo em 3D da facility/FAIR)

Instituto da Unesp promove evento sobre o acelerador de partículas FAIR

22 de fevereiro de 2019

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em conjunto com o Facility for Antiproton and Ion Research (FAIR), sediado na Alemanha, organiza o Workshop on Mass Generation in QCD entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2019, em São Paulo.

Atualmente, o FAIR está sendo construído em Darmstadt, na Alemanha. É uma instalação internacional de aceleradores de partículas que usará antiprótons e íons para realizar pesquisas nas áreas de física nuclear, hadrônica, de partículas e antimatéria, com aplicações futuras em física da matéria condensada, biologia e ciências biomédicas.

No workshop, o objetivo é reunir físicos de vários países para discutir os tópicos que serão explorados nessa nova instalação. Além disso, o workshop pretende expor as possibilidades de envolvimento de mais físicos brasileiros nos principais experimentos do FAIR voltados para o estudo das forças de interação presentes no núcleo atômico.

Participarão como palestrantes Kai-Thomas Brinkmann (Giessen University, Alemanha), Evgeny Epelbaum (Ruhr-University Bochum, Alemanha), Frank Maas (HIM/Mainz University, Alemanha), Tobias Frederico (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Marcelo Gameiro Munhoz (Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP), Fernando Silveira Navarra (IFUSP) e Jun Takahashi (Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp).

O evento será realizado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda, São Paulo.

Sediado no IFT da Unesp, em São Paulo, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/ictp-saifr-fair-workshop-on-mass-generation-in-qcd/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados