Instituto da Criança lança site ABC da Saúde Infanto-Juvenil | AGÊNCIA FAPESP

Com material dirigido aos pais, serviço reúne profissionais de várias unidades da USP

Instituto da Criança lança site ABC da Saúde Infanto-Juvenil

04 de novembro de 2013

Agência FAPESP – Transmitir informação sobre a saúde infanto-juvenil a mães e pais de forma “segura, isenta e com boa base médico-científica”. Essa é a proposta do portal lançado no fim de outubro pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (NAP CriAd), sediado no Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa.

Além de matérias e artigos sobre vários tópicos ligados à saúde nas primeiras décadas de vida, o portal traz vídeos que demonstram condutas recomendadas a uma série de momentos que inspiram dúvidas nos pais, como, por exemplo, os cuidados com a primeira dentição.

Os assuntos são divididos em oito editorias: comportamento, crescimento, alimentação, brincar, vacinação, doenças, emergência e segurança. O corpo médico e profissionais técnico-científicos ICr são responsáveis pelo conteúdo.

“O ABC da Saúde Infanto-Juvenil é a realização de um sonho antigo, que nasce com a missão de amparar as famílias com informações fundamentadas, isentas e de credibilidade”, disse Magda Carneiro Sampaio, presidente do conselho diretor do ICr e coordenadora de pesquisa do NAP-Criad.

Ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto da Criança atende em média 6.500 pacientes com até 18 anos mensalmente e é reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência nacional na saúde da criança.

“Nosso único compromisso é com o bem-estar da criança e do adolescente e com o conhecimento científico bem estabelecido. O conteúdo de cada tópico reflete o que de melhor sabemos sobre aquele assunto”, disse Carneiro Sampaio.

Segundo ela, jornalistas especializadas estão encarregadas de adaptar a linguagem dos médicos e de outros profissionais para torna-la mais compreensível ao público.

O site pode ser acessado em: www.abcsaudeinfantojuvenil.com.br/abc/home/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados