Iniciativa de grande escala | AGÊNCIA FAPESP

Iniciativa de grande escala

27 de fevereiro de 2009

Agência FAPESP – O programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana destaca o Programa de Grande Escala da Bioesfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil.

Em dez anos de existência, o LBA conseguiu formar cerca de 240 novos doutores, ultrapassando a meta de uma centena prevista inicialmente. Atualmente, dentre os 1,2 mil doutores atuantes na Amazônia apenas 120 trabalham efetivamente com estudos e pesquisas ligadas à preservação ambiental, e 20% deles foram formados no âmbito do LBA.

Para falar sobre o programa que tem ajudado os cientistas a estimar o futuro da Floresta Amazôniza, o entrevistado será Paulo Brando, um dos pesquisadores do experimento. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Brando é doutorando da Universidade da Flórida.

Outro destaque do programa é um estudo feito na Universidade Federal de São Paulo que mostra a diferença no padrão e na característica do sono de homens e mulheres. Elas demoram mais para pegar no sono que eles, mas ficam mais tempo no sono profundo e reparador.

A autora da pesquisa, Andressa da Silva, será a entrevistada. Andressa é pesquisadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP.

O Pesquisa Brasil vai ao ar no sábado às 11h da manhã e às 20h e no domingo, às 8h da manhã, pela rádio Eldorado AM (700 KHz) ou pelo site www.territorioeldorado.com.br.

O ouvinte pode participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail pesquisabrasil@fapesp.br. Questões respondidas durante o programa resultarão em prêmios aos autores.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados