ICTP-SAIFR realizará escola com o tema "O som do espaço-tempo" | AGÊNCIA FAPESP

Estudantes terão contato com a base teórica e estudos mais avançados sobre ondas gravitacionais por meio de palestras e exercícios (foto: ICTP-SAIFR)

ICTP-SAIFR realizará escola com o tema "O som do espaço-tempo"

23 de novembro de 2018

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá uma imersão nos estudos de ondas gravitacionais com a escola “The Sound of Space-Time: the Dawn of Gravitational Waves”, de 26 de novembro a 14 de dezembro, em São Paulo.

A área de estudo da escola aborda questões fundamentais da Astrofísica e da Cosmologia, em particular a Física de objetos compactos, incluindo as coalescências binárias (fusão de estrelas de nêutrons ou buracos negros, por exemplo).

O curso contará com especialistas de vários países que treinarão novos pesquisadores na área de Ondas Gravitacionais. A primeira semana servirá para desenvolver a base teórica, enquanto que a segunda trará discussões de tópicos mais avançados. A terceira semana contemplará a Astrofísica das fontes e possíveis contrapartes eletromagnéticas. Haverá três palestras por dia e sessões de exercícios durante a tarde.

Não há taxas de inscrição. A escola ocorrerá no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, localizado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda, São Paulo.

Sediado no IFI-Unesp, o ICTP-SAIFR foi criado a partir de uma colaboração da Unesp com o International Center for Theoretical Physics in Trieste (ICTP) e tem apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/the-sound-of-space-time-the-dawn-of-gravitational-wave-science/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados