ICTP-SAIFR realiza workshop para professores do ensino médio | AGÊNCIA FAPESP

Evento nos dias 29 e 30 de setembro trará professores do Perimeter Institute (Canadá) para ensinar abordagens criativas para o ensino de Física

ICTP-SAIFR realiza workshop para professores do ensino médio

27 de setembro de 2018

Agência FAPESP – Nos dias 29 e 30 de setembro de 2018 (sábado e domingo), o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará a terceira edição do workshop Cutting-edge In-class Physics Resources.

Voltado para professores do ensino médio, o evento é organizado em parceria com o Perimeter Institute e o Instituto Serrapilheira. Sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

Segundo os organizadores, o objetivo do workshop é treinar professores de Física, ensinando técnicas atrativas para serem aplicadas em sala de aula, esperando, com isso, um maior envolvimento no processo de aprendizagem, tanto por parte do corpo docente quanto dos alunos.

Os participantes aprenderão como ensinar conceitos desafiadores da Física moderna – incluindo dualidade onda-partícula, matéria escura, Astronomia e física de partículas – usando uma mistura de atividades práticas, vídeos e outras abordagens criativas.

Devido ao grande interesse que o workshop despertou nos últimos dois anos, nesta edição o número de vagas foi ampliado para 55 com 20 participantes do Estado de São Paulo e 35 de outros estados, com despesas de viagens financiadas pelo Instituto Serrapilheira.

Além disso, está sendo criada uma rede de professores para troca de experiências, com professores que participaram do workshop neste ano ou em anos anteriores.

O evento é organizado por: Greg Dick, diretor das atividades de extensão educacional do Perimeter Institute; Dave Fish, consultor das atividades extensão educacional do Perimeter Institute; e Pedro Vieira, professor-pesquisador do ICTP-SAIFR e Perimeter Institute.

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/perimeterw-2018/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados