ICTP-SAIFR organiza evento sobre Astronomia e Cosmologia | AGÊNCIA FAPESP

Encontro no dia 28 de julho, em São Paulo, terá duas mesas-redondas sobre o crescimento das grandes colaborações em pesquisa (foto: ALICE / CERN)

ICTP-SAIFR organiza evento sobre Astronomia e Cosmologia

24 de julho de 2019

Agência FAPESP – Professores e pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras participarão do evento Large Collaborations in Astronomy and Cosmology organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). O encontro será realizado no dia 28 de julho de 2019, em São Paulo.

No evento serão discutidos experimentos observacionais do céu, comparação de modelos astronômicos e cosmológicos atuais e desenvolvimento de tecnologias que coletam uma quantidade enorme de dados, entre outros tópicos.

Duas mesas-redondas destacarão o crescimento das grandes colaborações em pesquisas nas áreas de Astronomia e Cosmologia. A primeira mesa discutirá motivações científicas para montar essas colaborações e a segunda abordará necessidades organizacionais e financeiras.

Entre os convidados confirmados estão Carlos Henrique de Brito Cruz , diretor científico da FAPESP; Luis Raul Weber Abramo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora do Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosfericas (IAG) da USP; Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR; Laerte Sodré, professor do IAG-USP; e Marko Simonovic, membro da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, Suíça).

O encontro é gratuito e não precisa de inscrição prévia. O local de realização será o Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas com apoio da FAPESP e sediado no IFT-Unesp.

Mais informações: https://bit.ly/2JE2L72.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados