Homenagem à dedicação | AGÊNCIA FAPESP

Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp homenageia professores que se aposentaram , mas continuam com atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão (foto> IFGW)

Homenagem à dedicação

27 de agosto de 2010

Por Alex Sander Alcântara

Agência FAPESP – O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fará, no dia 27 de agosto, uma homenagem a um grupo especial de professores.

O objetivo do evento é homenagear dez professores que se aposentaram, mas que continuam suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão no IFGW.

Os homenageados são: Roberto Luzzi, Áurea Rosas Vasconcellos, José Galvão de Pisapia Ramos, Mário Eusébio Fóglio, Iris Concepcion Linares de Torriani, Dainel Wisnivesky, Mário Antônio Bica de Moraes, Paulo Hiroshi Sakanaka, Gaston Eduardo Barberis e Carlos Rettori.

“Eles continuam ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação, realizam pesquisa e orientam alunos. São pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da física no país, reconhecidos no cenário nacional e internacional”, disse Daniel Pereira, professor titular no Departamento de Eletrônica Quântica do IFGW e organizador da homenagem, à Agência FAPESP .

Segundo Pereira, grande parte do grupo homenageado foi aposentado compulsoriamente, por conta da idade. “Mesmo os que requereram a aposentadoria por direito estão há mais de dez anos conosco. É um momento oportuno também para valorizar e reconhecer aqueles que se aposentam no instituto”, afirmou.

O IFGW foi criado em 1967 e conta com quatro departamentos: Eletrônica Quântica, Física Aplicada, Física da Matéria Condensada e Raios Cósmicos e Cronologia.

“Consideramos fundamental a permanência desses professores. A renovação de quadros na área técnico-científica e tecnológica é desejável e natural, mas não se consegue renovar rapidamente a qualidade, a experiência ou a vivência na ciência”, disse Pereira.

A homenagem – que ocorrerá no auditório do IFGW – contará com o descerramento de uma placa, seguido de coquetel. Outros professores do instituto, como Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, estarão presentes no evento.

Mais informações: www.ifi.unicamp.br ou (19) 3521-5300.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados