Ganhadores do Prêmio FCW 2010 | AGÊNCIA FAPESP

Jairton Dupont (UFRGS), em Ciência, Angelita Habr-Gama (USP), em Medicina, e o cineasta Nelson Pereira dos Santos, em Cultura, são os premioados que receberão R$ 300 mil cada um

Ganhadores do Prêmio FCW 2010

06 de dezembro de 2010

Revista Pesquisa FAPESP – A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou os vencedores do Prêmio FCW de Ciência e Cultura 2010.

O ganhador na categoria Ciência foi Jairton Dupont, professor associado do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em Medicina, a escolhida foi Angelita Habr-Gama, professora titular de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O cineasta Nelson Pereira dos Santos ganhou em Cultura.

Todos receberão R$ 300 mil e o troféu FCW em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista, no dia 13 de junho de 2011. Os ganhadores da categoria Arte serão escolhidos em março.

Dupont é formou-se em química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutorou-se pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg (França). O pós-doutoramento foi feito no Dyson Perrins Laboratory na Universidade de Oxford (Inglaterra). Desenvolve projetos de pesquisa em catálise e publicou mais de 160 artigos em periódicos internacionais.

O pesquisador tem 13 patentes e seus trabalhos publicados entre 1996 e 2006 receberam mais de 6 mil citações. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005, recebeu a medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química e foi contemplado com o Humboldt Young Research Award (Alemanha). Em 2007, ganhou o prêmio Scopus da Elsevier-Capes e, no ano seguinte, a medalha do Journal of the Brazilian Chemical Society, o Prêmio Finep Inventor-Inovador e o World Intellectual Property Organization Award.

Angelita Habr-Gama realizou o doutorado e a livre-docência na Faculdade de Medicina da USP. É presidente da International Society of University Colon and Rectal Surgeons (2008-2010) e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Foi indicada pela Organização Mundial de Gastroenterologia como coordenadora no Brasil do Programa de Prevenção do Câncer Colorretal. Fundou e preside a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.

Entre outras distinções, é membro honorário da American Surgical Association desde 2002 – foi a primeira mulher a receber esse título – e do American College of Surgeons, desde 2004. Foi a primeira médica latino-americana e a primeira mulher a integrar o seleto grupo de 17 membros honorários da European Surgical Association, em 2006. Criou a Disciplina de Coloproctologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (leia entrevista publicada por Pesquisa FAPESP com a cientista).

Cineasta imortal

Nelson Pereira dos Santos é também imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o primeiro diretor de cinema a entrar para a Casa fundada por Machado de Assis.

Santos talvez seja o cineasta que mais levou às telas trabalhos de escritores brasileiros, como Vidas Secas, livro de Graciliano Ramos considerado também uma obra-prima do cinema nacional (leia entrevista).

Paulistano, é doutor honoris causa da Universidade de Paris X – Nanterre e professor emérito da Universidade Federal Fluminense. Fez 25 filmes. O primeiro foi o curta-metragem Juventude, em 1949; o mais recente é de 2009, o documentário Português, a língua do Brasil.

Os três vencedores do Prêmio FCW foram escolhidos pelo grande júri formado pela FCW, FAPESP, ABL, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Mais informações: www.fcw.org.br
 

Assuntos mais procurados