Ferramenta para análise urbana | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Estudos da Metrópole oferece em novembro o último curso em 2012 software TerraView – Política Social (CEM)

Ferramenta para análise urbana

31 de outubro de 2012

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – oferece o último curso em 2012 de Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social, de 28 a 30 de novembro.

O curso é voltado a interessados não especialistas em aprofundar conhecimentos sobre o software. Na capacitação, os participantes, em geral profissionais que atuam com políticas sociais, terão uma visão geral do sistema e aprenderão a usar suas ferramentas básicas, habilitando-se a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos.

Segundo o CEM, mais de 900 pessoas já realizaram o treinamento, procurado por técnicos da administração municipal, estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. A duração total do curso é de 20 horas.

Disponível gratuitamente no site do CEM, o software de geoprocessamento TerraView – Política Social é uma ferramenta voltada para a produção de análises especiais a partir de dados demográficos, econômicos e sociais.

A possibilidade de acesso ao software TerraView – Política Social integra uma parceria entre o CEM e a Divisão de Processamento de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A capacitação Geoprocessamento para o software TerraView – Política Social inclui tópicos como: “Fundamentos de Geoprocessamento”, “Estrutura do programa”, “Ferramentas de Análise Básicas”, ‘Manipulação de Tabelas de Atributos”, “Operações Geográficas” e “Geocodificação de Endereços”.

Os participantes receberão apostila com os exemplos usados no curso, CD com o programa TerraView Política Social e as bases de dados e certificado de conclusão de curso.

Para o curso de novembro, o valor é de R$ 500 para pagamentos até o dia 14 de novembro e R$ 600 para pagamentos até o dia 27 de novembro.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do CEM, preenchendo a ficha de inscrição e mediante depósito na conta corrente: 22878-8, agência: 0646-7 – Banco do Brasil, em nome do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

A seguir o interessado deverá enviar o comprovante de depósito para Daniel W. T. da Silva, pelo fax (011) 5574-5928 ou e-mail danielt@cebrap.org.br.

Mais informações: www.centrodametropole.org.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados