FAPESP lança novo portal | AGÊNCIA FAPESP

Com estreia no dia 25 de abril, portal organiza atividades, serviços e informações para atender melhor aos seus mais diversos públicos

FAPESP lança novo portal

19 de abril de 2011

Agência FAPESP – O novo portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) será lançado no próximo dia 25 de abril, com o objetivo de organizar melhor as informações oferecidas aos seus mais diversos públicos.

Uma das primeiras instituições a integrar a internet brasileira, a FAPESP recebe mensalmente mais de 650 mil visitas a seus diversos sites e serviços, que reúnem dados sobre as formas de apoio à pesquisa científica e tecnológica oferecidas pela Fundação em todas as áreas do conhecimento.

Logo ao entrar no endereço www.fapesp.br, o usuário perceberá uma grande diferença com o portal atual na distribuição de conteúdo, que passa a ser dividido em três áreas principais: “Públicos”, “Atividades e Serviços” e “Quem somos”.

A primeira área apresenta sites específicos para os principais públicos atendidos pela FAPESP: “Assessores”, “Bolsistas”, “Candidatos a Auxílios”, “Candidatos a Bolsas”, “Dirigentes de instituições de pesquisa”, “Fornecedores”, “Jornalistas”, “Pesquisadores” e “Público geral”.

Esses sites reúnem informações específicas a cada um desses públicos. “Pesquisadores”, por exemplo, traz notícias em destaque, links para todos os formulários e documentos necessários para a solicitação e andamento de propostas de pesquisa, chamadas de propostas, programas e outros.

“Candidatos a Bolsas” e “Candidatos a Auxílios” oferecem acesso direto para os interessados em conhecer ou se candidatar a alguma das modalidades de apoio à pesquisa oferecidas pela FAPESP: Bolsas, que se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação e a portadores de título de doutor obtido recentemente, e Auxílios, a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas.

“Fornecedores” divulga as licitações, nas formas de pregões, concorrências ou leilões, publicados pela FAPESP, e “Jornalistas” oferece sugestões de pauta a veículos da imprensa, com novidades sobre a atuação da Fundação no apoio à pesquisa científica.

Atividades e serviços

A área “Atividades e Serviços” reúne “Agência FAPESP”, “Agilis”, “Auxílios”, “Biblioteca Virtual”, “Bolsas”, “Chamadas de propostas”, “Convênios e acordos de cooperação”, “Equipamentos multiusuários”, “Eventos”, “FAPESP na Mídia”, “Importação”, “Oportunidades”, “Projetos Apoiados pela FAPESP”, “Programas”, “Publicações e exposições”, “Revista Pesquisa FAPESP” e “SAGe”.

Entre as novidades estão o novo site “Equipamentos multiusuários”, que traz informações sobre as mais de cem propostas aprovadas na chamada 2009-2010 do programa para a aquisição de diversos equipamentos, entre os quais mais de 200 com valor acima de US$ 50 mil. O site tem mapas do Estado de São Paulo com a distribuição dos equipamentos em cada cidade e informações para pesquisadores que queiram se candidatar ao seu uso.

“Agência FAPESP” e “Biblioteca Virtual” também foram reformuladas para o lançamento. A primeira com nova distribuição das reportagens e layout para facilitar a leitura por parte dos quase 90 mil assinantes de seu boletim. A BV oferece melhor acesso às informações e interoperabilidade entre os sites da Fundação. Desse modo, é possível criar enlaces automáticos às referências de mais de 26 mil projetos de pesquisa e 82 mil bolsas disponíveis na BV, bem como integram projetos e bolsas indexados com artigos publicados na biblioteca eletrônica SciELO.

“Chamadas de propostas” apresenta as seleções públicas de propostas de pesquisa vigentes e os resultados das encerradas, enquanto “Convênios e acordos de cooperação” lista a cooperação entre a FAPESP e agências, instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas e outras entidades, no Brasil e no exterior.

“Programas” reúne as grandes iniciativas criadas pela Fundação nas mais diversas áreas do conhecimento, que integram os esforços de dezenas ou mesmo centenas de pesquisadores. Apresentações e vídeos realizados em workshops e outros eventos também estão presentes, bem como notícias, chamadas de propostas, publicações, documentos e relações dos projetos apoiados em cada programa.

Instituição

A área “Quem somos” organiza as informações institucionais da FAPESP, da instituição da Fundação aos principais momentos de sua história a dados sobre os dirigentes, membros das coordenações e a sistemática de análise por pares para as solicitações encaminhadas nas diferentes linhas de fomento.

O novo portal da FAPESP traz também em sua página inicial notícias da Fundação e de resultados de projetos apoiados. Eventos também são destacados ali e em um site específico, com relações dos workshops e reuniões em organização ou organizados pela Fundação.

O cabeçalho do novo portal traz ferramenta de busca e acesso direto ao serviço Converse com a FAPESP, de atendimento a dúvidas e solicitações dos diversos públicos. Outra novidade é o índice, que lista em ordem alfabética os serviços e páginas mais acessadas, como Alteração na Concessão, Consulta a Processos, Importação, Prestação de Contas, Reserva Técnica e Valores de Bolsas e Diárias.

Portal FAPESP: www.fapesp.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados