FAPESP e agência canadense lançam chamada | AGÊNCIA FAPESP

Chamada com Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) apoiará propostas de pesquisa colaborativa em todas as áreas do conhecimento com intercâmbio de pesquisadores e estudantes (foto: FAPESP)

FAPESP e agência canadense lançam chamada

29 de junho de 2010

Agência FAPESP – A FAPESP e a AUF, do Canadá, publicam chamada de propostas para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos. As propostas podem ser em todas as áreas do conhecimento, envolvendo o intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes participantes nos projetos selecionados.

Os projetos devem ser desenvolvidos por equipes de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e por pesquisadores associados a instituições de pesquisa ou universidades membros da AUF nas Américas.

Os projetos devem envolver o intercâmbio de pesquisadores, de bolsistas de pesquisa em pós-doutoramento e de estudantes bolsistas matriculados em cursos de pós-graduação (a partir do mestrado ou equivalente), participantes dos projetos selecionados.

As propostas dos candidatos do Estado de São Paulo devem ser submetidas à FAPESP e as propostas dos candidatos de instituições de pesquisa ou de universidades membros da AUF nas Américas devem ser submetidas à AUF. Propostas submetidas a apenas uma das agências não serão avaliadas.

A chamada está aberta a dois tipos de modalidades de propostas. A Modalidade I compreende projetos de pesquisa iniciais, com objetivos comuns, nos quais as atividades dos pesquisadores do Estado de São Paulo e dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas serão financiadas, respectivamente, pela FAPESP e pela AUF.

As propostas dos pesquisadores do Estado de São Paulo devem ser apresentadas à FAPESP como propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular. As propostas dos pesquisadores de estabelecimentos membros da AUF nas Américas deverão ser apresentadas dentro dos programas regulares da AUF como concessão de subvenção de pesquisa.

A Modalidade II compreende solicitações de recursos suplementares a pesquisa em andamento na FAPESP (Auxílio à Pesquisa – Regular ou Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e apoio a pesquisas em andamento na AUF, para intercâmbio de curta duração de pesquisadores e estudantes bolsistas do Estado de São Paulo.

A chamada prevê o desembolso anual de até US$ 150 mil de parte da FAPESP e igual valor de parte da AUF para o financiamento das propostas selecionadas nas duas modalidades.

As propostas para a chamada FAPESP-AUF (Chamada FAPESP 09/2010) serão recebidas até o dia 28 de outubro de 2010.

Mais informações: www.fapesp.br/acordos/auf
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados