Escola de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias recebe inscrições | AGÊNCIA FAPESP

Escola de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias recebe inscrições Pós-graduandos e pesquisadores de qualquer país têm até 23 de junho para se candidatar ao evento, que será realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (imagem: Wikimedia Commons)

Escola de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias recebe inscrições

21 de maio de 2019

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Estão abertas, até 23 de junho de 2019, as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias, que será realizada de 4 a 14 de novembro na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

A organização é do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. O evento também conta com apoio da Fundação por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

São oferecidas 80 vagas para alunos de pós-graduação e pesquisadores, sendo 40 para brasileiros e 40 para estrangeiros. Para manutenção dos estudantes selecionados que venham de outras cidades, estados e países, os benefícios são passagens aéreas e diárias na cidade que sediará a Escola.

O curso tem como objetivo fornecer uma visão aprofundada do que se tem de mais moderno na pesquisa básica e aplicada em inflamação, focando nos aspectos moleculares que são fundamentais para a descoberta de novos alvos que, por sua vez, servem de base para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias.

“As doenças inflamatórias crônicas afetam cerca de 10% da população mundial. Fora esse impacto grande, sabe-se também que muitas doenças, que não têm inflamação como causa clássica – como câncer e doenças cardiovasculares –, têm como consequência uma resposta inflamatória. No câncer, por exemplo, já está bem caracterizado que a inflamação tem papel no desenvolvimento e progressão tumoral”, disse José Carlos Farias Alves Filho, professor da FMRP-USP e coordenador da ESPCA em Bases Moleculares das Doenças Inflamatórias.

De acordo com Alves Filho, a Escola vai focar nas questões moleculares das doenças inflamatórias, fundamentais para a descoberta de novos alvos, medicamentos e terapias.

Entre os palestrantes já confirmados estão Dan Littman, professor da New York University; David Sacks, do National Institutes of Health (NIH); Mauro Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rhian Touyz, da University of Glasgow; e João B. Viola, pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Inscrições e informações: https://inflammation.school.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados