1 Ensino de tabuada de modo divertido | AGÊNCIA FAPESP

Ensino de tabuada de modo divertido | AGÊNCIA FAPESP

Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, lança jogo para crianças TabuÁgua

Ensino de tabuada de modo divertido

20 de junho de 2016

Agência FAPESP – O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), lançou o jogo TabuÁgua, que desafia estudantes a treinar tabuada de uma forma lúdica e divertida. O CDMF é um CEPID) da FAPESP.

A coordenadora pedagógica do Ludo Educativo, Marília Faustino, explica que o ensino de matemática, por muitas vezes, utiliza-se da memorização de passos e etapas, o que acaba desmotivando os alunos.

“Pensando nesse público, que se sente desmotivado diante dos desafios da matemática, desenvolvemos o TabuÁgua, inspirado no famoso jogo de tabuleiro Batalha Naval”, disse.

Em TabuÁgua, o jogador pode competir com Godofredo, um ajudante do secretário de trânsito de Feijoville, cidade em que se passa o game, em uma batalha épica da multiplicação. O jogo é voltado para crianças de 8 a 10 anos e pode ser usado como uma ferramenta de ensino pelos professores.

No jogo, o estudante é estimulado a resolver contas de tabuada para arremessar a bola e revelar um rival. Nessa disputa o tempo de resolução é importante, pois existe um limite de tempo para que o jogador insira sua resposta. Quanto mais rápido responder, mais pontos fará.

Para Elson Longo, coordenador do CDMF, o jogo pode ser uma ferramenta de aprendizado em sala de aula, auxiliando o professor a ensinar as contas básicas da matemática de uma forma mais atrativa ao aluno. “A batalha naval é um jogo popular que induz a imaginação e criatividade. O jogo TabuÁgua fomenta também o aprendizado da aritmética, auxiliando os estudantes no seu aprendizado da matemática”, disse.

O TabuÁgua está disponível em: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/tabuagua.
 

Assuntos mais procurados