Energia escura será tema do SP Pesquisa | AGÊNCIA FAPESP

Energia escura será tema do SP Pesquisa Os pesquisadores utilizarão o telescópio J-PAS para entender por que o universo se expande cada vez mais depressa (imagem:SP Pesquisa)

Energia escura será tema do SP Pesquisa

21 de agosto de 2015

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (22/08) e pela Univesp TV no domingo (23/08), vai tratar de um projeto que reúne pesquisadores do Brasil e da Espanha para estudar a energia escura no Universo.

Os pesquisadores utilizarão o telescópio J-PAS (Javalambre – Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey), na Espanha, para entender por que o Universo se expande cada vez mais depressa.

Do lado brasileiro, o projeto tem o apoio da FAPESP no âmbito do Programa Equipamentos Multiusuários e de Projeto Temático.

O que é energia escura, a concentração simétrica das galáxias, a tecnologia para observação de 7 bilhões de anos-luz da história do Universo e o entendimento atual da ciência sobre a cosmologia são os tópicos tratados em dois programas, gravados em São Paulo, em Teruel, cidade que abriga o J-PAS, em Granada e em Angra dos Reis.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube. A página com os programas no canal Univesp TV pode ser acessada também pelo site da FAPESP.     
 

Assuntos mais procurados