Duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP | AGÊNCIA FAPESP

Duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP Vagas na área de microeletrônica são oferecidas pela Escola Politécnica, com bolsa da FAPESP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Duas oportunidades de Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na USP

11 de dezembro de 2015

Agência FAPESP – A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP) recebe inscrições, até o dia 15 de dezembro, para duas vagas de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP.

As oportunidades são oferecidas no âmbito do Projeto Temático Desenvolvimento de Instrumentação Científica para o Experimento ALICE do LHC-CERN e terão duração de 24 meses.

O objetivo das atividades a serem realizadas pelos bolsistas é pesquisar como o ASIC proposto para ser utilizado no TPC do experimento ALICE pode ser adaptado a outras aplicações, de forma que a tecnologia e os circuitos desenvolvidos possam ser absorvidos pela indústria brasileira e por outros centros de pesquisa.

A adaptação do ASIC envolverá a utilização dos blocos funcionais IPs projetados, tais como Charge Sensitive Amplifier, Semi-Gaussian Shaper e Digital-to-Analog Converter.

Os requisitos para uma das vagas são: doutorado recente em microeletrônica, em um tópico relacionado ao design analógico; bons conhecimentos de inglês; ao menos uma publicação em revista indexada de alta qualidade na área de microeletrônica; experiência com simulações de AMS; experiência com design analógico/RF, layout e ferramentas; excelentes habilidades de programação em Verilog-A, Matlab; excelente conhecimento em algoritmos de otimização e sua aplicação no projeto de circuitos microeletrônicos; e experiência em testes de equipamentos eletrônicos.

Os requisitos para a outra vaga são: doutorado recente em microeletrônica, em um tópico relacionado ao design analógico; bons conhecimentos de inglês; ao menos uma publicação em revista indexada de alta qualidade na área de microeletrônica; excelente conhecimento em design de circuitos de baixo ruído; bons conhecimentos do programa Cadence Analog Flow; experiência em eletrônica de detectores gasosos; experiência com o projeto e testes de conversores analógico-digitais; e experiência com layout analógico de dispositivos CMOS.

Candidatos interessados devem enviar mensagem para o Professor Wilhelmus Van Noije, coordenador do Projeto Temático: noije@lsi.usp.br.

As oportunidades estão publicadas no endereço www.fapesp.br/oportunidades/980.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados