Doutorado e Mestrado em Geotécnica com Bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Estão disponíveis duas vagas na Poli-USP para projeto de pesquisa sobre lodo gerado em estações de tratamento de água. Inscrições até 4 de novembro (foto: Sabesp)

Doutorado e Mestrado em Geotécnica com Bolsa da FAPESP

30 de outubro de 2017

Agência FAPESP – O projeto de pesquisa “Viabilização da utilização do lodo de ETA como material de cobertura de aterros sanitários e na construção de aterros em solos compactados” abriu duas vagas com Bolsas da FAPESP.

O projeto é desenvolvido na Escola Politécnica da USP com apoio da Sabesp e da FAPESP por meio do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 4 de novembro de 2017.

O trabalho se propõe a pesquisar as propriedades geotécnicas de misturas solo e lodo para emprego em obras de terra. O solo a ser estudado é uma argila laterítica residual de diabásio, representativa de um grupo de solos de larga ocorrência no Estado de São Paulo, e o lodo a ser investigado será coletado na Estação de Tratamento de Água de Cubatão. Será feita a caracterização química e mineralógica do solo e lodo, assim como a caracterização geotécnica do solo, lodo e misturas.

As misturas serão realizadas em quatro proporções solo e lodo e submetidas a ensaios de compactação. A partir dos resultados dos ensaios de caracterização geotécnica e compactação, será selecionada uma mistura, a qual será investigada em relação à permeabilidade, adensamento e resistência ao cisalhamento, com secagem anterior à compactação.

Uma das vagas é para mestrado e a outra para doutorado. Os interessados em se inscrever devem enviar currículo para a professora coordenadora do projeto, Maria Eugenia Gimenez Boscov (meooscov@usp.br).

Mais informações sobre as vagas disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1771 e fapesp.br/oportunidades/1772.

Para informações sobre bolsas de mestrado acesse www.fapesp.br/bolsas/ms. Para mais informações sobre bolsas de doutorado acesse www.fapesp.br/261

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados