Cultura do automóvel | AGÊNCIA FAPESP

Doze especialistas de diversas áreas discutem alternativas para a mobilidade urbana em edição especial da revista Ciência & Ambiente (divulgação)

Cultura do automóvel

13 de março de 2009

Agência FAPESP – A revista Ciência & Ambiente, publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou uma edição dedicada ao tema “A cultura do automóvel”, reunindo textos de 12 especialistas que analisam o assunto sob a perspectiva de diversas áreas do conhecimento.

Os artigos apresentam propostas alternativas para desafios urbanísticos, tecnológicos e energéticos promovidos pelo uso de veículos automotivos. As propostas, dotadas de diferentes escalas de complexidade para implantação, indicam caminhos para o movimento de transformação do atual cenário urbano.

Os editores convidados para a 37ª edição da revista são a professora Erminia Maricato, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), e Ronai Pires da Rocha, do Departamento de Filosofia da UFSM.

No volume, são abordadas questões como o significado da “cultura do automóvel” na cena contemporânea; o custo do automóvel, da indústria de infraestrutura e da opção energética para o ambiente e a saúde dos moradores urbanos; e quais modos de transporte ou políticas de mobilidade e uso do solo podem ser introduzidos.

Os autores, além dos dois editores convidados, são Ailton Brasiliense, Eduardo David, Felix Farret, Liana John, Luiz Righi, Marco Aurélio Lagonegro, Miguel Neves Camargo, Nazareno Affonso, Raphael David, Renato Boareto, Ricardo Neder, Richard Stephan, Tatiana Schor e Tiago Guedes.

“O automóvel e a cidade”, “Automobilismo: qual uso, qual significado?”, “Crítica à cultura do automóvel ou teoria crítica da tecnologia?”, “A ideologia rodoviarista no Brasil”, “A política de mobilidade urbana e a construção de cidades sustentáveis” e “Energia veicular e alternativas para o século 21” são alguns dos artigos presentes no volume.

Mais informações: www.ufsm.br/cienciaeambiente
 

Assuntos mais procurados